segunda-feira, junho 19, 2006

Cambodja - viagens V


Vale a pena ir ao Cambodja por Angkor...
Mas para quem gosta de crianças... é preciso ter estômago para visitar um país destes...
Apanhámos um autocarro em Bangkok, fomos a viagem inteira a dormir, fez-se bem, os problemas começaram na fronteira...
Pagámos uma batelada de dinheiro pelos vistos a um fulano com um aspecto bem duvidoso... Tinhamos duas hipóteses, ou pagávamos ou pagávamos!!!
Vistos tratados, entrámos no país logo com uma longa caminhada até uma carripana a cair de podre... onde faríamos a viagem para sair do fim do mundo...
Foram sete horas de viagem por uma estrada de terra cheia de buracos bem piores que os nossos. Foram sete horas de agonia, dor e desespero! Parámos duas vezes. a primeira vez foi calma, deu para esticar as pernas e comer qualquer coisa mas a segunda vez já fez confusão. Demasiadas crianças à volta da carripana a pedir dinheiro, a bater nos vidros, a tentar entrar, a chamarem-nos para irmos lá fora, metiam as mãos pelas janelas dentro, pela porta, nem me mexi!
Chegando a Siam Reap, fomos logo procurar alojamento e encontrámos um porreiro, calmo, limpo e com boas referências.
Assim que entrámos no quarto enfiei-me na banheira para um grande banho e depois cama... estava completamente exausta.
O dia seguinte, bem mais frescas, foi para reconhecimento do local e comprar os bilhetes para Angkor.
A triste história do Cambodja ainda é recente... Há muita gente a pedir dinheiro nas ruas, muita gente mutilada... crianças...

A entrada em Angkor Wat é fabulosa, triunfal. Não pude subir as imensas escadas espalhadas pelos templos, tive pena, as melhores paisagens são vistas lá de cima mas o meu joelho não dá para tudo e aquelas escadas são especiais! Para subir ainda dá mais ou menos... para descer é que são elas!!! Além de não terem espaço para por um pé, só de lado, são bastante íngremes e altas!! Ah e não há corrimão para nos segurarmos!!!

O nascer do Sol e o pôr-do-Sol de Angkor Wat é qualquer coisa de maravilhoso... não há igual.

Nós comprámos bilhetes para três dias... a princípio pensei que fosse demais, três dias a ver templos em pedra não há quem aguente!! Engano meu... fiquei arrependida de não ter comprado bilhetes de uma semana. Aquilo é enorme, não vimos tudo... e é de uma beleza que nenhuma fotografia capta.

Sem comentários: