sexta-feira, maio 05, 2006

Costa Rica - viagens III

Tenho aqui na mão o diário desta viagem alucinante que fiz. Alucinante não pelo país em si, mas pelas coisas que aconteceram.
Irei transcrever algumas partes deste diário e juntamente com algumas fotos irei recordar esta viagem com um sorriso nos lábios de quem gostou mas não quer repetir!
"O avião atrasou-se três horas, o que fez com que perdessemos o avião de ligação. Resultado, fomos parar ao Panamá! Ao chegarmos ao nosso destino, claro está que as malas ficaram para trás, em Caracas..."
Não é nada agradável, mas para quem viaja como nós já sabe que deve ter sempre uma muda de roupa na bagagem de mão (na nossa e na mala da companheira!)
As malas só chegaram no dia seguinte e quando isso aconteceu fomos à procura de um local mais barato para dormir.
"Barato e baratas foi o que encontramos e ao fim de dois dias e trinta mil baratas percebemos que toda a gente ia para ali para fornicar".
Sim, à noite ouvia-se coisas jeitosas sim...
"No terceiro dia saímos de San José (capital) e fomos para Cahuita. No terminal dos autocarros, todos tinham bom aspecto, claro está, quando o nosso chegou... um ferro velho a cair de podre... lá seguimos viagem com um condutor maluco que não devia saber o que são travões! Ao fim de três horas e meia, chegámos, estava a chover e deparámo-nos com um deserto com umas construções charabanecas cheias de locais..."
À chegada a uma terra a primeira coisa que se faz é ir à procura de alojamento e assim foi, como estava a chover ficámos no primeiro quarto que encontrámos. No dia seguinte fomos à procura de outro mais perto do mar e lá estava um à nossa espera, bem engraçado, com uma varanda fantástica com vista para o mar.
"Não foi preciso mais de uma noite - uma baratona enorme com asas e antenas fez com que a minha noite fosse uma desgraça e com que quisesse voltar para o quarto anterior com corações na sanita!!"
Se refilamos das nossas estradas quando têm buracos, gostava de ver o que fariamos com estas crateras nestas estradas, no mínimo o português não ia trabalhar por falta de condições de acesso, ou metia baixa porque o seu automóvel estava em depressão por não conseguir ultrapassar estes obstáculos!!! Lá se foi o jipe...
Bom, de Cahuita fomos para Tortuguero, ver as tartarugas a desovar... lindo...


Para Tortuguero vai-se de barco por canais, onde se pode encontrar vários animais, desde crocodilos, tartarugas, macacos pássaros, muitos e variados pássaros, que nunca ouvi falar e que são lindíssimos. Este país é rico pelos seus parques naturais, pela vasta fauna que os compõe.
"A viagem para Tortuguero começou, para variar, num dia chuvoso. Chegámos ao cais e vimos vários barcos, bem equipados, engraçados, claro, com tanto barco ali, calhou-nos a caixa de fósforos, com um toldo para proteger da chuva e sabe-se lá como não metia água!

O capitão do nosso paquete era simpático e experiente e mostrou-nos uma série de animais que por ali andavam. "
Ah, como na altura a máquina fotográfica tinha muito pouco zoom (não é que agora tenha muito mas sempre é um pouco mais!) Tenho várias fotografias onde se pode legendar de "Onde está o Wally?"!! Mas apenas coloco as mais perceptíveis.
Há várias de macacos e pássaros, eu sei que eles estão lá mas... só de lupa!
Entre algumas paragens do nosso luxuoso cruzeiro, destaco um "bar" à beira rio, onde o animal de estimação das crianças era uma lontra!
Seguindo caminho, começou a chover torrencialmente e as águas começaram a subir e a ficar com correntes fortes.
"Houve ali uma altura, quando passamos perto do mar, que fiquei a pensar se tinha sido boa ideia ir para ali... mas o nosso capitão, sábio e experiente, salvou-nos das correntes malígnas que nos estavam a puxar para o alto mar, cheio de "tiburones" à espera do seu jantar."
Quando chegámos lá tinhamos a Bárbara à nossa espera, uma alemã esquisita que deve ter perdido o bilhete de avião de volta... mas simpática. Pousamos a tralha no quarto, demos uma volta e fomos descansar um pouco.

Sem comentários: