domingo, fevereiro 11, 2007

Regresso a “casa”


Hoje fui votar…
Vivi quase toda a minha vida num determinado local, portanto, mesmo tendo mudado as moradas dos documentos todos, o de cartão de eleitor (que não faço a mais pequena ideia de onde esteja), não foi alterado, ou seja, hoje foi dia de regresso a “casa”…
Sempre que faço o caminho naquela direcção, o coração aperta mas desta vez foi diferente… ia ao telefone com a namorada, estava completamente distraída até ter desligado o telemóvel e ter entrado naquela escola para votar…
Como não tinha cartão de eleitor, tive de tratar do assunto assim que entrei, menos mal que não me deu tempo para respirar e pensar o quer que seja…
“A sua mesa é a 12, próximo pavilhão”… aqui as coisas começaram a complicar-se…
Conforme ia andando em direcção ao pavilhão, o coração gelou, as pernas começaram a tremer e a respiração cada vez mais profunda e rápida… as memórias são demasiadas, o tempo curto demais para atenuar a dor…
Ao entrar no pavilhão certo, coloquei-me na fila para a minha mesa… ao olhar em frente vejo gente do passado… gente má, muito má, que me fez muito mal no passado e que está ali sorridente e contente da vida por ir votar…
A minha cabeça enche-se de pensamentos e memórias complicadas e desagradáveis, juntamente com memórias saudosas de alguém que perdi recentemente… tudo tremia em mim, aquele lugar estava a sufocar-me…
Eis que o telemóvel toca… “que alívio” pensei mas não consegui falar… amiga, desculpa mas sei que entendes.
Entrar na sala de aula foi um regresso ao passado que tanto quero esquecer, estava a ser muito complicado gerir a minha cabeça, as minhas acções, o meu pensamento.
Quando a senhora da mesa de voto me pede o BI, olhei e pensei “Ai.. o que é isto?!? És da equipa nota-se bem, não precisas de me dar a entender!!”
Fiquei atrapalhadíssima com os seus olhares e sorrisos, o tom com que disse o meu nome completo, para que toda a gente ouvisse (odeio esta parte…) foi dum meloso que só visto, eu não estava a acreditar no que estava a acontecer…
Fui votar rapidamente, só pensava em sair dali, antes de entregar o papel, a senhora estava a ler outro nome de outra eleitora, portanto deu para perceber os diferentes tons que usou!! Volto a entregar-lhe o papel, ela volta a ler o meu nome com o mesmo tom, olha para mim (aquele olhar...), devolve-me o BI e com um sorriso daqueles, tipo: ”encontramo-nos na Lesboa”, deseja-me uma boa tarde… só queria um buraco para me enfiar…
Saí de lá com o passo rápido (“mais rápido que o Pepe!”), enfiei-me no carro e tentei acalmar-me aos poucos.
Ou eu mudo rapidamente a morada do cartão de eleitor ou não me apanham numa destas tão cedo…
Mas valeu a pena passar por este momento, uma vez que contribui para um pequeno avanço da nossa sociedade retrógrada…

8 comentários:

t. disse...

Que feio engatar na altura de votar!Tst,Tst

Narizinha disse...

Lol t., tens de dizer isso à senhora da mesa de voto!!
É que eu nem sei como isso se faz...
:o)

Unknown disse...

Sempre achei que votar tinha algum encanto, até ao dia em que votei a 1ª vez, que coisa mais fria e sem graça (um verdadeiro anti-climax)! Dito isto, acho que votar enquanto nos tentam engatar não deve ser mau de todo, alguém devia explorar a ideia.

Narizinha, está na altura de mudar a área de residência desse cartão de eleitor...

Jotinha disse...

eh pá Narizinha...dá próxima vez tens de evitar a 2ª leitura em voz alta do teu nome. Sê tu mesma a colocar o voto na urna, logo a seguir "basas"...
Assim é que é correcto!

Nada de fazer brindes com essa "garina" na Lesboa, va bene? (se eu te apanho ao lado de alguem com ar de que "joga na nossa equipa"!!!) eheheheh

Beijos e boa semana (hoje fui trabalhar e fiquei pior) :o(

Narizinha disse...

ar, pelo que percebo até gostas de explorar novas situações... para as próximas eleições vai para uma mesa de voto, colocas uma voz sexy e em vez de dizeres o nome das eleitoras, espetas-lhes com uma das tuas frases catitas!!
A tua mesa estará sempre cheia!!
:oP
Bjs

jotinha, brindes só contigo, fica descansada!!
Agora complicado será não me veres ao lado de gente "da nossa equipa"!!
Boa semana e vê lá se melhoras, não me apetece passar uma noite inteira de braço no ar à procura do brinde!!!
;o)
Beijos muitos e as melhoras.

Rui leprechaun disse...

Ó Narizinho rosado...

...assim friito e molhado! ;)

Ora então... és Gatita de Pavlov... é o medo que te move!!! :o)

Mas o amor é melhor... 'bora aprendê-lo de cor... que te faz independente... livre e co'a alma contente!

Que a Noite te sorria...

Rui leprechaun

(...mai-la Amada companhia!!! :))

Anónimo disse...

definitivamente não foste votar na minha mesa de voto! eu só digo o numero do cartão, se o nome dito pelos escrutinadores corresponder aí sim é entregue o boletim. e eu não coloco o voto por ninguém - fizeram a cruz também o metem lá dentro!!

mas se quiseres arrumar com esse assunto do cartão de eleitor vai à tua antiga Junta de Freguesia e pergunta como mudas, ou então diriges-te à nova e fazes o mesmo. Com certeza alguém te ajudará a tratar disso.

Narizinha disse...

rui, quem não tem medos que atire a primeira pedra!!
:o)
Obrigada pela visita!!

o eu do território, eu sei que tenho de regularizar a minha situação... é a preguiça... eheheh
Bolas, estou a ver que sempre tive azar nas mesas de voto... nunca fui eu a pôr o papelito lá para dentro!!
:o)
Obrigada pela visita!