quarta-feira, maio 17, 2006

Laos - Luang Prabang




" Para variar chove torrencialmente. Acabámos de chegar a Luang Prabang. A viagem durou mais tempo do que o previsto mas as paisagens eram lindíssimas."
No dia seguinte fomos dar um passeio, vimos uns templos, subimos escadas e mais escadas e no fim fomos ver o museu real. É interessante e pobre a história deste país...
O museu era o palácio real e é pequeno.
Depois deste passeio voltámos para trás e fomos comer uma banana pancake!
Deliciosas... com leite condensado...

Depois de jantar, fomos ao mercado noturno, onde encontramos de tudo um pouco. Comprámos essencialmente calças, malas, um edredão (não gosto da palavra escrita em português!) para a cama, feito à mão e por fim fomos comprar uns bilhetes para fazer uma excursão.

Não sei se foi para esquecer ou para nunca mais esquecer...

Passo a citar o meu diário...

"Acordámos cedo, tinhamos de estar prontas às 7h45am para apanhar a van para ir ver as grutas, as Pak Ou Caves. De grutas não têm nada, são uns buracos com budas lá dentro!"

Fizémos algumas paragens, numa aldeia, outra para ver fazer papel reciclado e depois fomos almoçar.

"Às 14h fomos à segunda parte da visita. As quedas de água. A queda de água em si é bonita, mas há uma parte onde supostamente se pode tomar banho. Fomos atás dos turistas errados...Começámos a subir um caminho de terra no meio da floresta. A meio ficámos indecisas, mas já tinhamos começado, não iríamos parar...

Passámos por um sítio onde a única maneira de continuar seria pela lama... lá fomos nós... com lama até aos joelhos.

Para melhorar a situação começou a chover! No fim deste percurso, onde pensávamos que tinhamos chegado, água por todos os lados, lêmos uma placa, bem grande, bem visível - Perigo - Não Entrar. Voltámos para trás... Que desilusão... Agora fazer o percurso todo de volta... A descer, com chuva, terra, ou melhor lama...

Muito complicado. Chegámos inteiras mas completamente ensopadas. Fomos à casa de banho espremer a roupa e depois fomos para o café."

Claro que uma desgraça nunca vem só!

"Pedi uma coca-cola, que acabei por não beber porque entrou uma abelha lá para dentro. Estivemos mais de uma hora à espera dos restantes turistas para poder entrar na van e seguir caminho.

Já dentro da van, mais descansadas depois da desilusão e da molha.... BUMMM..... Estoira um pneu!!!

Tivemos de sair da van, a chover, ensopadas até aos ossos e cheias de frio... como é possível ter frio em Laos, expliquem-me!!!"

Quando chegámos à guesthouse nem queríamos acreditar. Nunca tomei um banho tão quente na Ásia!

Ah, o caminho para a zona onde se podia tomar banho, na queda de água, era para baixo e não para cima...

Esta foi a última noite de Luang Prabang, logo depois estaríamos de volta à capital para regressar à Tailândia, isto porque o destino seguinte foi o Cambodja e a fronteira entre este país e Laos está fechada. A entrada tem de ser pela Tailândia.

Eu e as crianças... entendemo-nos tão bem...

Sem comentários: